O Raio X é importante na odontologia para que o dentista possa ver o que não se enxerga apenas com os olhos, além disso ele auxilia na precisão de diagnósticos de diversos procedimentos, com ele podemos achar dentes que estão presos dentro do osso e que nunca nasceriam, ou podemos ver lesões como granulomas ou cistos que ficam muito bem escondidos perto da raiz do dente.

Os Raios X podem ser divididos em dois grandes grupo, eles são os intrabucais e os extrbucais:

O raio X intrabucal é responsável para mostrar ao dentista todos os aspectos da arcada dentária por dentro da boca, inclusive cáries a saúde óssea da área circundante de um dente; o estado e o desenvolvimento dos dentes e a sua monitorização, contudo dentro dessa categoria de raio X existem vários tipos de exames específicos que podem ser solicitados.
A radiografia extrabucal mostra a imagem que se encontra no exterior da boca e dá a conhecer o estado dos dentes, apesar do seu foco principal incidir sobre os maxilares e o crânio, este tipo de raio X verifica a relação entre os dentes e os maxilares, examina os ossos das articulações temporomandibulares. Trata-se de um exame menos detalhado que o raio X intrabucal e não é utilizado para detectar cáries ou falhas nos dentes.

As especificidades de cada tipo são grandes, por isso entendemos a importância de explicá-los de forma detalhada, começa aqui uma série de posts sobre os tipos de Raio X que oferecemos nas nossas clinicas e suas indicações médicas.