A macrodontia é um distúrbio do desenvolvimento que causa a formação de um dente com tamanho anormal. E pelo que o nome mesmo nos diz, um dente muito grande. Por se tratar de um dente muito maior que o tamanho normal, a macrodontia vai causar uma série de problemas na cavidade bucal.
Normalmente está ligada à síndromes e não é muito comum, principalmente casos que acontece bilateralmente, ou seja, quando o dente com tamanho maior que o normal se encontra nos dois lados da arcada.
Por ser um dente com uma superfície maior que o normal e normalmente não tão bem formado como os outros, tem uma maior predisposição de que possa vir a ter a cárie dentária. Como é algo que se diferencia muito dos outros dentes, pode causar problemas de oclusão que nada mais é do que o encaixe entre os dentes durante os movimentos que a boca realiza (como o de mastigação), bem como as trajetórias que as estruturas da face percorrem para que possa ser feito esses movimentos. Resumindo, ele bagunça tudo.
O tratamento é um tratamento não muito comum e relativamente pouco estudado, o que gera um certo desconhecimento mesmo por parte dos dentistas. O melhor a fazer é procurar um dentista de confiança e fazer os exames pedidos por ele que vai decidir entre algumas opções como:
– Arrancar o dente e tratar ortodonticamente, podendo ser necessário arrancar mais dentes.
– Fazer ajustes estéticos no dente, chegando a ser necessário recobrir totalmente o dente com materiais como a resina.
– Realizar ajustes oclusais e manter o dente da melhor forma possível sem precisar arrancar, nem fazer uso de aparatologia ortodôntica.