A descoberta significa uma promessa para avanços na segurança nuclear, na exploração espacial e nas aplicações em tecnologias médicas. O trabalho demonstrou que há uma oportunidade de usar a espuma de metal para desenvolver sistemas mais seguros para o transporte de resíduos nucleares, além de possibilitar o desenvolvimento de designs mais eficientes para naves espaciais e estruturas nucleares e mais proteção para uso em aparelhos de scanners médicos. O estudo foi conduzido por Afsaneh Rabiei, professor de mecânica e engenharia aeroespacial.

A espuma foi criada pela primeira vez a partir de um metal forte para utilização em aplicações militares e transporte. Agora, a espuma metálica está sendo estudada para aplicações em exploração nuclear ou espacial. O material poderia fornecer suporte estrutural e proteção contra altos impactos e diversas formas de radiação.

Vários testes foram realizados para definir se a espuma seria eficaz no bloqueio de raios-X, raios gama e radiação de nêutrons. A pesquisa mostrou que a espuma de metal foi eficaz contra todas as três formas de radiação.

Os pesquisadores testaram o desempenho da blindagem contra vários tipos de radiação de raios gama. Eles descobriram que a espuma obteve boa performance no bloqueio de raios gama de alta energia e de baixa energia.

Os cientistas estão trabalhando para modificar a composição da espuma de metal para que ela seja ainda mais eficaz do que o chumbo no bloqueio de raios-X