A agenesia dentária é considerada uma anomalia dentária de número e muito frequente entre os seres humanos. Ocorrendo em aproximadamente 25% da população. O terceiro molar representa o dente mais afetado por essa anomalia, exibindo uma prevalência de 20,7%. Excluindo-se os terceiros molares, a prevalência de agenesia é de aproximadamente 4,3 a 7,8%.
Ela pode ocorrer tanto em virtude de uma síndrome quanto ser um padrão familiar isolado, dentre outras causas, visto que sua etiologia ainda permanece desconhecida.
O impacto em nível estético e funcional que a agenesia dentária provoca é enorme, constituindo um fator de preocupação não só para os portadores da anomalia como também para os profissionais que acreditam ser o tratamento um grande desafio.
O diagnóstico é feito por imagem, através de radiografias, por isso a importância de ir a uma clínica de confiança com profissionais qualificados, isso fará toda a diferença para a escolha do tratamento e consequentemente para um melhor resultado no fim dele.