Geralmente, o ortodontista (dentista especialista que visa o perfeito alinhamento e encaixe dos dentes) é o melhor profissional capaz de decidir pela manutenção ou extração dos dentes do siso, junto com o paciente, é claro.
Os exames que ele solicita, chamados de documentação ortodôntica, podem determinar se sua boca vai ter espaço para abrigar esses dentes que nascem na época da adolescência. Porém, dependendo da posição dos dentes do siso, qualquer dentista, depois de uma avaliação clínica e em posse de uma radiografia panorâmica pode decidir pela extração deles.
Quando eles nascem corretamente, por inteiro e quando há espaço na arcada. Se você é um felizardo ou felizarda com muito espaço na boca e seus sisos vieram retinhos e nasceram sem problemas, você pode ficar com eles na boca.
Neste caso, é preciso CUIDAR muito bem deles, porque são dentes bem do fundo com uma maior chance de cárie por falta de escovação e cuidado. Se você tem seus dentes do siso na boca, não bobeie com eles. Consulte sempre seu (sua) dentista para fazer raspagens/limpezas de manutenção e prevenção, porque se a cárie atingir o canal desses dentes, na maioria das vezes, a indicação é a extração.