Atualidades

✖ Erros comuns na Solicitação de Exames

Para um diagnóstico mais rápido e preciso, indicamos uma correta utilização da folha de solicitação de exames, com a marcação dos campos de indicação no local adequado.

É muito comum a solicitação de exame preenchida de forma errada ou incompleta, tornando mais difícil o entendimento por parte da recepcionista, do técnico e do radiologista, ou até mesmo a realização do exame sem ser o de real interesse do dentista solicitante.

Na parte de TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA, os exames são divididos em 3 partes: IMPLANTE / CIRURGIA GUIADA / LOCALIZAÇÃO.

 

 

Na seção IMPLANTE, o solicitante deve marcar apenas se o intuído for a visualização da quantidade e qualidade óssea para realizar o planejamento cirúrgico para instalação de implantes dentários.

Na seção CIRURGIA GUIADA, para casos de planejamento virtual, onde será realizada uma aquisição do paciente e uma aquisição do molde da arcada dentária previamente realizado no consultório.

Na seção LOCALIZAÇÃO, para outras analises de modo geral, como para dente incluso, fratura dentária, área patológica, etc. Deve ser assinalado o campo especifico de acordo com o interesse do profissional, e ao lado escrever a região a ser estudada.

Pode-se encontrar uma área reservada para OBSERVAÇÕES, onde o solicitante pode acrescentar informação de orientação no momento da aquisição, informações para detalhar a região a ser estudada ou qualquer outra informação que possa ser relevante ao diagnostico, como achados clínicos importantes ou um breve histórico do problema apresentado pelo paciente.

Uma correta indicação da região específica e com uma maior riqueza de detalhes é de fundamental importância. Dispomos de tomógrafos de grande e pequeno volume. Quando maior a região radiografada, menor será a riqueza de detalhes.

Se o objetivo do exame, por exemplo, for visualizar uma possível fratura dentária ou analisar a qualidade da obturação dos canais de determinado dente, favor especificar a região. Assim, a aquisição será direcionada e a resolução da imagem será superior.

Porém, se for solicitado exame de LOCALIZAÇÃO da face, sem especificar a região, mas o objetivo do dentista for visualizar um dente incluso na mandíbula, além de maior custo ao paciente, a imagem será de grande volume, podendo não conter os detalhes esperados pelo profissional.

Boa sorte!

Dr Erick Fontenele

Clínica Perboyre Castelo

admin

Recent Posts

10 curiosidades sobre os dentes humanos.

1- Os dentes são duros, brancos e cheios de cálcio, mas não são considerados ossos. Os…

7 anos ago

Descubra 5 tendências em radiologia.

A tecnologia tem ampliado sua presença em nossas vidas. A radiologia é uma área fundamentalmente tecnológica…

7 anos ago

Curiosidade: Estudo revelou que espumas metálicas são eficazes no bloqueio de raios-X.

A descoberta significa uma promessa para avanços na segurança nuclear, na exploração espacial e nas…

7 anos ago

Radiografia Periapical e sua indicação.

É uma das radiografias intrabucais responsável por analisar a anatomia total do dente coroa e…

7 anos ago

Anomalias dentárias e o diagnóstico por imagem.

Quando ouvimos a palavra 'anomalia logo pensamos em coisas terríveis. De fato, não são nada…

7 anos ago

Porque investir em tecnologia?

As tecnologias estão se desenvolvendo de forma cada vez mais veloz, e isso faz com…

7 anos ago