Especialmente usado para encontrar cáries nos espaços entre um dente e outro, principalmente entre os pré molares e os molares, o Raio X interproximal, permite uma alta precisão na hora do diagnóstico, também possibilita detectar cáries secundárias sob restaurações, que podem escapar à identificação nas projeções periapicais.

As projeções bite-wing (como pode ser chamado o Raio x interproximal) são úteis para avaliar a condição periodontal, pois elas estabelecem uma boa perspectiva da crista óssea alveolar, e alterações na altura óssea podem ser obtidas precisamente através de comparações com os dentes adjacentes.

O exame completo é composto por quatro radiografias do tamanho das periapicais ou apenas duas radiografias quando utilizados RI mais alongados, especiais para esta técnica.

Para que o exame seja feito de forma correta é preciso que se use um receptor de imagem para radiografias e nesse caso o usuário não precisa de nenhum posicionamento específico, somente posicionar o receptor de imagem na região de interesse e ajustar o distanciador do equipamento de Raios X. O uso correto dos posicionadores faz com que o dente fique praticamente paralelo ao receptor de imagem o que facilita na hora de fazer o exame.

O importante é respeitar a indicação médica do exame, pois só ele sabe a necessidade de realizá-lo. E se persistir alguma dúvida sobre esse e os demais exames, estamos sempre disponíveis para saná-la.